JEAN-FRANCOIS LISÉE VAI ENTRAR NA CORRIDA PELA LIDERANÇA DO PQ

LiséeJean-Francois Lisée será o terceiro candidato a procurar ser eleito o novo líder do Parti Quebecois.
De acordo com a CTV Montreal, o membro da Assembleia Nacional (MNA) para Rosemont iria fazer o anúncio oficial na segunda-feira de manhã.
Na semana passada Lisée disse à CTV Montreal que só seria candidato se ele visse que poderia trazer “algo para a mesa que não está em oferta entre esses outros excelentes candidatos”.

Esse “algo” seria uma promessa de que o Parti Quebecois, dedicado à soberania, não iria realizar um referendo sobre a independência, no seu primeiro mandato.

Em um post no blog na segunda-feira, Lisée afirmou que a primeira prioridade para o PQ tinha que ser eliminar o “quase-monopólio” que o partido Liberal tem sobre o poder no Quebec, e que o PQ poderia trabalhar na soberania no futuro.
Ele acrescentou que gostaria de realizar um referendo sobre a independência em 2022.

Dois outros MNAs já declararam a sua intenção de se tornar líder, nomeadamente, Veronique Hivon e Alexandre Cloutier, enquanto que Martine Ouellet deverá declarar oficialmente a sua candidatura no final desta semana.
Pierre Karl Peladeau renunciou como o líder do PQ e o MNA para St. Jerome no início deste mês, menos de um ano após ter sido escolhido líder do PQ, citando obrigações familiares.
Fonte: CTV Montreal