Jardim Zoológico de Toronto: Custo do projeto do zoo aumenta 255%

Correio da Manhã Canadá

O que começou por ser um plano relativamente modesto para reconstruir os portões frontais do Jardim Zoológico de Toronto, em dois anos, passou de 18 milhões de dólares para um projeto de 64 milhões de dólares – um aumento de 255% que, segundo um conselheiro, poderia merecer uma investigação do auditor geral.

Relatórios do jardim zoológico de Toronto mostram que, em outubro de 2021, a direção optou por acrescentar outras comodidades – incluindo um conjunto de salas de aula, um espaço para eventos ao ar livre e áreas de exposição de espécies ameaçadas – ao projeto inicial de reconstrução do portão da frente. Isso aumentou o preço original de 18 milhões para 28 milhões de dólares.

Em 2022, o orçamento estimado foi aumentado para 41 milhões de dólares. Após a contratação de um empreiteiro no início deste ano, o orçamento aumentou novamente para 64 milhões de dólares, um montante aprovado na mais recente reunião do conselho de administração, em 23 de outubro.

A inflação, as dispendiosas normas de construção ecológica e o aumento dos custos de material e de mão de obra na sequência da pandemia são responsáveis pelos últimos aumentos orçamentais, de acordo com os funcionários do jardim zoológico e os membros da direção.

As novas instalações ficarão situadas junto aos novos portões do jardim zoológico, na zona exterior da praça, pelo que estarão disponíveis para o público em geral e não apenas para os clientes do jardim zoológico, afirmou Jamaal Myers, vereador de Scarborough e membro da direção do jardim zoológico.

Mas o vereador de Etobicoke, Stephen Holyday, questionou se a função do jardim zoológico é proporcionar espaços de reunião públicos, especialmente quando os custos aumentam.

Embora Holyday não tenha dito que iria pedir ao auditor geral da cidade que analisasse os aumentos orçamentais, disse que “estão a entrar no país do auditor geral”.

De acordo com DeJong, CEO do Jardim Zoológico, o novo e maior custo do projeto será coberto pelo orçamento de capital para 10 anos do jardim zoológico, bem como por doadores e pelo fundo Toronto Zoo Wildlife Conservancy. O conselho municipal terá de aprovar a reafetação dos fundos.