Investigação em Oakville: Estudante com lenço palestiniano chamado de terrorista

O Halton District School Board (HDSB) lançou uma investigação interna sobre um vídeo que está a circular online e que mostra um membro do corpo docente a utilizar o que se descreve como “linguagem prejudicial, discriminatória e racista anti-palestiniana” para com um estudante. No vídeo, uma profissional de educação, que alegadamente presta orientação aos alunos, insta um estudante que usa um ‘keffiyeh’ a ter cuidado e é então acusada pelo mesmo estudante de o chamar de terrorista. A profissional responde: “Essa foi a única parte que ouviste. Eu disse que me fazes lembrar um, sim.”

John Stieva, o diretor da Iroquois Ridge High School em Oakville, enviou uma carta aos pais e encarregados de educação na noite de domingo, dia 28, a dizer que o incidente ocorreu no gabinete da escola na sexta-feira, dia 19 de abril. “Estamos profundamente preocupados com isso e partilhamos as preocupações da nossa comunidade de que este comportamento é prejudicial e inaceitável.”

“O racismo anti-palestiniano e o racismo em qualquer forma não são tolerados na nossa escola.
A Iroquois Ridge HS, juntamente com todas as escolas do Halton District School Board (HDSB), condena veementemente este comportamento e está empenhada em defender o Código dos Direitos Humanos”, disse Stieva.

Stieva confirmou que a mulher no vídeo foi “enviada para casa” enquanto aguarda uma investigação pelo departamento de recursos humanos do HDSB.

O Conselho Consultivo Muçulmano do Canadá, que partilhou o vídeo no X, emitiu um comunicado sobre o alegado incidente racista que ocorreu na Iroquois Ridge High School na semana passada. Um porta-voz disse que nenhum estudante deve sentir-se inseguro na escola por usar um ‘keffiyeh’ e aplaudiu a investigação conduzida pelo HDSB.

Foto: Muslim Advisory Council of Canada/X.