INTERFERÊNCIA “SEM PRECEDENTES” DE RIADE NOS ASSUNTOS LIBANESES – CRITICA ROHANI

LusaBeirute, 08 nov (Lusa) — O Presidente do Irão, Hassan Rohani, criticou hoje a Arábia Saudita pelo que designou de interferência “sem precedentes” nos assuntos libaneses, juntando a sua voz aos que suspeitam que Riade forçou o primeiro-ministro do Líbano a demitir-se.

As declarações de Rohani surgem depois do Presidente iraniano ter falado na terça-feira com o seu homólogo libanês, Michel Aoun, a quem prometeu o apoio de Teerão à estabilidade do Líbano após a demissão do primeiro-ministro Saad Hariri, apoiado pela Arábia Saudita.

A inesperada demissão de Hariri no sábado durante uma visita à Arábia Saudita pôs em desordem o governo libanês e expôs uma nova frente para as tensões entre as potências regionais sunita (Riade) e xiita (Teerão).