Insegurança online: 26 mil milhões de registos divulgados geram preocupação

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

Os especialistas em cibersegurança do Canadá apelam à vigilância na sequência de uma “fuga maciça” de dados digitais. Ao todo 26 mil milhões de registos foram divulgados. Não se sabe quando e por quem.

Os investigadores canadianos em matéria de cibersegurança estão preocupados e apelam à vigilância das pessoas, depois de terem sido divulgadas informações segundo as quais 26 mil milhões de registos foram expostos numa “fuga maciça”.

De acordo com as organizações CyberNews e Security Discovery, dados de plataformas populares como o LinkedIn, X (anteriormente conhecido como Twitter), Dropbox e Adobe foram expostos naquilo a que a equipa de investigação se refere como a “mãe de todas as violações”.

Não se sabe quando é que esta informação foi roubada ou quem é o responsável, mas os investigadores que descobriram a violação suspeitam que esta tenha sido compilada por um “agente malicioso, um corretor de dados ou um serviço que trabalha com grandes quantidades de dados”.

As informações dos utilizadores dos sítios Canva, Telegram e das redes sociais chinesas Weibo e Tencent também se encontravam entre os dados disponíveis nas violações.

A violação surge numa altura em que os canadianos estão cada vez menos confiantes de que os seus dados pessoais estão protegidos. Uma nova sondagem revela que a maioria acredita que as suas informações online estão mais expostas do que nunca.