
A maioria dos canadianos vê as alterações climáticas como uma ameaça significativa para o futuro económico do Canadá, de acordo com um novo inquérito realizado pela Nanos Research para a CTV News e o The Globe and Mail.
A maioria também concorda que a reputação do Canadá no cenário global foi prejudicada pelo registo anterior sobre as alterações climáticas.
A Nanos entrevistou 1.000 canadianos entre 21 e 24 de novembro, fazendo várias perguntas sobre as alterações climáticas e como isso está a afetar a economia.
O inquérito constatou que:
73 por cento dos canadianos concordam ou de alguma forma concordam que as alterações climáticas representam uma ameaça significativa para o nosso futuro económico. Esse sentimento foi mais forte na Colúmbia Britânica, onde 82 por cento dos entrevistados concordaram com a afirmação;
Um pouco menos de 70 por cento concordaram ou de alguma forma concordaram que a reputação do Canadá no cenário global foi prejudicada pela abordagem anterior às alterações climáticas. Dezoito por cento disseram discordar com essa afirmação, enquanto os restantes ficaram neutros;
72 por cento acreditam que a ciência da alteração climática é irrefutável, com metade a dizer que concordam e 22 por cento a afirmar que concordam parcialmente;
A maioria dos entrevistados, ou 66 por cento, disseram apoiar o Canadá relativamente às novas metas para as alterações climáticas, mesmo que resultem em perdas significativas de emprego no setor petrolífero. Cerca de 30 por cento opõem-se à ideia.
O apoio às novas metas para as alterações climáticas foi menor nas pradarias, onde apenas 45 por cento concordaram ou de alguma forma concordaram que as metas são necessárias, independentemente das perdas de emprego na indústria de petróleo.
Quando se trata de fazer a sua parte, 63 por cento dos canadianos admitiram que estão dispostos a pagar mais por determinado produto, a fim de ajudar o país a cumprir os seus compromissos ambientais. Um pouco menos de 25 por cento discordam da ideia.
Metodologia do inquérito: Baseado num inquérito aleatório online e telefone híbrido – quadro duplo RDD (linha telefónica e de telemóvel) – junto de 1.000 canadianos, realizado entre 21 e 24 de novembro de 2015, como parte de um inquérito global. A margem de erro é de ± 3,1 pontos percentuais.
Fonte: CTV News