
Muitos canadianos desconhecem a diferença entre os rótulos ‘Made in Canada’ e ‘Product of Canada’, conclui uma nova sondagem. Contudo, a partir do momento em que compreendem os termos, as suas preferências de compra mudam significativamente.
O inquérito foi feito entre 12 e 14 de fevereiro, numa altura em que o movimento pró-consumo canadiano se intensifica, devido às ameaças de tarifas de Donald Trump.
Entre os consumidores que não sabem a diferença, 37% preferem comprar produtos ‘Made in Canada’, enquanto 23% optam por ‘Product of Canada’. Mas, depois de serem informados sobre os critérios de cada rótulo, só 12% mantêm a preferência pelo ‘Made in Canada’, enquanto 66% passam a escolher ‘Product of Canada’.
A principal diferença dos rótulos está na origem dos ingredientes e matérias-primas. Para um produto ser considerado ‘Product of Canada’, praticamente todos os componentes devem ser canadianos. Já a designação ‘Made in Canada’ significa que o fabrico ocorreu no país, mas pode incluir materiais importados. Por outras palavras, o ‘Product of Canada’ é mais canadiano do que ‘Made in Canada’.
A sondagem também revela que 63% dos inquiridos procuram ativamente produtos canadianos, e 53% analisam rótulos para evitar produtos dos Estados Unidos da América (EUA). Especialistas dizem que esta tendência pode influenciar os hábitos de consumo e a forma como as empresas rotulam os seus produtos.
