Inflação: Retalho canadiano é dos mais “competitivos” do mundo, diz CEO da Sobeys

Foto: Gustavo Fring/Pexels
Foto: Gustavo Fring/Pexels

O setor de retalho de produtos alimentares do Canadá é um dos mais “competitivos” do mundo. Declarações do CEO da Sobeys no Parlamento canadiano. Recorde-se que a Câmara dos Comuns convocou os maiores retalhistas do país, no sentido de estabilizar os preços nos supermercados.

O principal representante da Sobeys disse esta segunda-feira, dia 4 de dezembro, que o Canadá tem um dos setores de retalho de produtos alimentares mais competitivos do planeta – apesar de os canadianos continuarem a sofrer com os preços mais altos nos supermercados.

Michael Medline falou aos deputados na comissão de agricultura da Câmara dos Comuns. O empresário acrescentou que a inflação alimentar no Canadá é uma das mais baixas do mundo, mas admitiu que isso “não é muito reconfortante para os canadianos que estão em dificuldades”.

Medline é o diretor executivo da Empire Company Ltd., proprietária da Sobeys e de outras cadeias de supermercados.

A sua presença no Parlamento surge no contexto de um convite feito aos principais executivos das grandes superfícies comerciais. A Câmara dos Comuns apelou a que os retalhistas testemunhassem mais uma vez perante a comissão sobre os seus planos para estabilizar os preços.

Recorde-se que, em outubro, os preços dos produtos alimentares aumentaram 5,4% em comparação com o ano passado. Entretanto, a taxa de inflação global do Canadá foi de 3,1%.

A Sobeys descreveu algumas das medidas iniciais adotadas. A empresa diz que, historicamente, congela os preços de 90% dos produtos embalados entre novembro e janeiro. Agora, decidiu alargar o congelamento a 100% desses produtos.