Inflação no Canadá: Canadianos com dívidas de cartão de crédito recorde

Foto: Donald Giannatti/Unsplash
Foto: Donald Giannatti/Unsplash

Duas novas sondagens revelam os duros impactos que a inflação está a ter na vida dos canadianos. Um inquérito da Ipsos diz que a população mais vulnerável é a que mais tem medo de não conseguir alimentar a família. Outra análise, da Equifax Canada, conclui que os canadianos estão com dívidas de cartão de crédito recorde.

Uma nova sondagem diz que os canadianos estão a recorrer mais aos cartões de crédito, devido à inflação persistente e ao aumento das taxas de juro.

A pesquisa do consumidor da Equifax Canada foi divulgada esta terça-feira, dia 1 de novembro. Descobriu que o saldo médio do cartão de crédito dos canadianos registou um recorde de 2.121 dólares até o final de setembro.

De acordo com a Equifax, a dívida média não hipotecária situou-se nos 21.188 dólares, valores que já não eram observados desde o primeiro trimestre de 2020.

Em matéria financeira, os canadianos estão mais inseguros do que no ano passado. Mais de metade teme não conseguir pagar a renda, serviços públicos ou seguros – especialmente os adultos com 65 anos ou mais.

Mais de metade dos entrevistados da Equifax revela muita ansiedade em relação à sua dívida pessoal.

Uma outra sondagem, feita pela Ipsos e também divulgada no 1.º dia de novembro, conclui que os canadianos mais vulneráveis são os que estão mais preocupados com a inflação e o aumento das taxas de juro.

De acordo com este inquérito, 84% dos canadianos temem que a inflação torne os produtos do dia-a-dia ainda menos acessíveis, apenas um ponto percentual abaixo da pesquisa realizada em junho.

Cerca de 88% das mulheres e 92% das pessoas dos 18 aos 34 anos estão preocupadas com o custo das necessidades quotidianas, em comparação com 84% dos canadianos em geral.

Estes grupos são também os que mais tendem a manifestar preocupação em alimentar as suas famílias, revela a pesquisa.