
O Quebec está a ser atingido por uma grande vaga de gripe, com um aumento de 10% nas visitas às urgências. O ministro da Saúde, Christian Dubé, voltou a apelar à vacinação contra a gripe e contra a Covid-19 na quarta-feira.
O ressurgimento da gripe é em grande parte responsável por um aumento acentuado das visitas às urgências em todo o Quebec. Este cenário poderá prolongar-se por muitas mais semanas, alertaram as autoridades sanitárias.
“Vai ser difícil nos próximos meses”, disse o ministro da Saúde, Christian Dubé, numa conferência de imprensa durante a qual revelou gráficos com estatísticas preocupantes sobre o nível de contágio na província.
“Talvez a Covid-19 não seja tão má neste momento, mas a gripe continua a aumentar. A mensagem clara que temos é que, no caso da gripe [e da Covid-19], a vacinação pode fazer a diferença.”
Mais de 200 cidadãos têm sido internados por dia devido à gripe, Covid-19 e outras infeções respiratórias, colocando o sistema de saúde da província sob enorme pressão. Além disso, mais de 1.900 cidadãos estão a dar entrada nas urgências por dia com estes sintomas. Este número é superior às pouco mais de mil visitas diárias às urgências por gripe e outras infeções respiratórias nesta altura do ano passado.
De dezembro passado à atualidade, o Governo da província registou uma média diária de 10.057 visitas às urgências, o que representa um aumento de 10% em relação ao período correspondente do ano passado.
