INDUSTRIAIS ANGOLANOS PREOCUPADOS COM “CONCORRÊNCIA DESLEAL” DA CHINA

LusaLuanda, 07 out (Lusa) – A China tornou-se no maior investidor estrangeiro em Angola, liderando exportações e importações, com 200.000 trabalhadores e largas dezenas de empresas instaladas por todo o país, peso que preocupa os empresários locais, pela “concorrência desleal”.

Em entrevista à agência Lusa, em Luanda, antecipando a realização do Fórum Macau, entre 11 e 12 de outubro, o presidente da Associação Industrial de Angola, José Severino, relativizou os 12 mil milhões de dólares (10,7 mil milhões de euros) de empréstimos que a China concedeu a Angola em 15 anos.

“Não me agrada nada estarmos a aumentar as importações, venham elas de onde vierem, sobretudo daquilo que nós podermos produzir no país. Acho que isso é que interessa na perspetiva dos países que se dizem amigos de Angola. Amigos de Angola para estamos cada vez mais dependentes deles não é amizade, é negócio e tem de ser tratado como tal”, começou por crítica o dirigente.