Índia-Canadá: Autoridades indianas retomam emissão de vistos no Canadá

Foto: Studio Art Smile/Pexels
Foto: Studio Art Smile/Pexels

A Índia vai retomar, a partir de amanhã, alguns serviços de vistos no Alto Comissariado e nos consulados no Canadá. Incluem-se vistos de entrada normais, bem como vistos de negócios, médicos e de conferência.

A Índia decidiu retomar alguns serviços de concessão de vistos no Canadá, informou o seu Alto Comissariado esta quarta-feira, dia 25 de outubro. A medida pode reduzir as tensões causadas pelo assassinato de um líder separatista sikh no Canadá.

Recorde-se que, no mês passado, a Índia suspendeu a concessão de novos vistos aos canadianos e pediu ao Canadá que reduzisse a sua presença diplomática.

Isto depois de Justin Trudeau ter anunciado alegadas provas de uma ligação entre agentes indianos e o assassinato de Hardeep Singh Nijjar. Nijjar era um cidadão canadiano e foi morto num subúrbio de Vancouver, em junho.

Posteriormente, o Canadá retirou 41 diplomatas da Índia. As autoridades indianas negam qualquer relação com o homicídio.

Agora, o Alto Comissariado indiano decidiu retomar a emissão de algumas categorias de vistos após ter analisado a situação em termos de segurança e tendo em conta as recentes medidas canadianas, que não enumerou.

O Alto Comissariado anunciou a retoma da emissão de vistos de entrada normais, bem como de vistos de negócios, médicos e de conferência.