Incêndios no Canadá – Portugal apoia com 120 bombeiros e alia-se a França e Espanha

FOTO: FACEBOOK/ Liez Yvette
FOTO: FACEBOOK/ Liez Yvette

O Governo de Portugal vai ajudar o Canadá com o envio de 120 bombeiros que chegam, ao que tudo indica, na próxima quarta-feira. Claire Kowalewski, oficial de ligação do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da União Europeia no Canadá diz que é a primeira vez nos 22 anos de história do Centro que este envia bombeiros para ajudar no Canadá. 

Portugal, Espanha e França enviam 280 bombeiros para ajudar o Canadá a enfrentar uma época de incêndios devastadora. 

Depois do pedido de ajuda à União Europeia, cento e nove equipas de bombeiros de França chegaram no passado dia 8 de junho e passaram o fim-de-semana a apagar as chamas no Quebec, onde os incêndios obrigaram quase 14 mil pessoas a abandonar as casas onde vivem. 

Outros 120 bombeiros são portugueses. Claire Kowalewski, oficial de ligação do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da União Europeia no Canadá diz que é a primeira vez nos 22 anos de história do Centro que este envia bombeiros para ajudar no Canadá, disse Kowalewski. 

“Existe esta solidariedade. Hoje, infelizmente, é o Canadá que está a enfrentar estes incêndios terríveis. Mas o ano passado, em Espanha, também foi um ano terrível”. 

“Os bombeiros entendem-se uns aos outros, mesmo que não falem a mesma língua ou não utilizem as mesmas técnicas”, disse ainda Kowalewski, acrescentando: “No final, eles têm os mesmos objetivos”. 

Cerca de 430 incêndios florestais deflagraram em todo o país no domingo, dia 11 de junho, 210 dos quais estavam a arder fora de controlo, de acordo com o Centro Interagências de Incêndios Florestais do Canadá.