Incêndios no Canadá: Moradores forçados a abandonar cidade de Yellowknife

Foto: The Hotshot Wake Up/X
Foto: The Hotshot Wake Up/X

Yellowknife, no Norte do Canadá, está a ser evacuada por causa dos incêndios. As autoridades ordenaram os moradores a abandonarem a cidade até ao meio-dia de sexta-feira, devido ao rápido avanço das chamas.

O aviso foi emitido ao final  desta quarta-feira, dia 16 de agosto. Os moradores de Yellowknife, uma das principais cidades do extremo norte do Canadá, receberam ordens para deixarem as suas casas devido ao rápido avanço dos incêndios florestais.

Em conferência de imprensa, o ministro do Ambiente dos Northwest Territories disse que o agravamento do fogo representa “uma ameaça real”, usando a expressão “inferno”, para descrever o cenário a oeste de Yellowknife.

Shane Thompson pediu aos 20 mil habitantes da capital dos Northwest Territories que abandonassem Yellowknife por via aérea ou rodoviária.

O governante descartou “um perigo imediato”, mas disse “que sem chuva os incêndios podem atingir os arredores da cidade neste fim de semana”.

No mesmo dia, Justin Trudeau garantiu que as forças armadas continuam mobilizadas para prestar ajuda aos Northwest Territories.

De recordar que o Canadá está a viver a pior temporada de incêndios florestais da sua história, com milhares de fogos que já levaram à emissão de mais de 200 ordens de evacuação este ano, forçando cerca de 168 mil pessoas a deixar temporariamente as suas casas.