Incêndios no Canadá: Governo federal estima que 2023 será o pior do país

FOTO: TWITTER
FOTO: TWITTER

O Governo federal acredita que o ano de 2023 pode vir a ser o pior da história no que toca a incêndios no Canadá. Bill Blair e seis outros ministros do Governo federal forneceram uma atualização esta segunda-feira sobre a situação dos incêndios florestais no país.

O ministro da preparação para emergências do Canadá diz que as imagens dos incêndios florestais que ardem em todo o país são algumas das mais severas já testemunhadas no Canadá e a previsão atual para os próximos meses indica o potencial para uma atividade de incêndio contínua acima do normal.

Bill Blair e seis outros ministros do Governo federal forneceram uma atualização sobre a situação dos incêndios florestais no Canadá.

O Serviço de Incêndios Florestais de BC afirma que o incêndio de Donnie Creek, que atingiu mais de 2 400 quilómetros quadrados, é agora considerado o segundo maior da história da província, isto depois de ter sido registado o maior incêndio de sempre de Nova Scotia.

O Ministério do Ambiente do Canadá emitiu uma declaração especial sobre a qualidade do ar para uma grande parte do sul de Ontário, com a agência a alertar para os elevados níveis de poluição atmosférica resultantes das nuvens de fumo dos incêndios florestais locais, bem como dos incêndios florestais no Quebec.

No final da tarde de segunda-feira, 5 de junho, de destacar os 424 incêndios em todo o Canadá, mais de 250 dos quais considerados fora de controlo.

Uma nova previsão do risco de incêndio mostra que o risco continua bem acima da média em partes de todas as províncias e territórios, exceto em Newfoundland and Labrador.