Incêndios no Canadá: Com fogo controlado, milhares regressam a Yellowknife

Foto: Facebook/Yellowknife
Foto: Facebook/Yellowknife

A ordem de evacuação em Yellowknife na sequência dos incêndios foi levantada hoje ao meio-dia. Com isso, os desalojados começaram a regressar às suas casas. Espera-se que milhares de pessoas reocupem a cidade nos próximos dias.

Depois de três semanas fora de casa, os habitantes de Yellowknife começaram a regressar à capital dos Northwest Territories. Com o fogo controlado, a ordem de evacuação foi levantada ao meio-dia desta quarta-feira, dia 6 de setembro.

Mais de 20 mil pessoas foram obrigadas a fugir por estrada e por via aérea quando a ordem de evacuação entrou em vigor, em 16 de agosto, devido a um incêndio florestal que se aproximava.

O Governo destacou funcionários para manter a autoestrada segura durante o regresso a Yellowknife e também para assegurar a existência de locais para as pessoas abastecerem os seus veículos com combustível.

A cooperativa de Yellowknife informou que as suas prateleiras foram repostas com produtos alimentares. Os residentes foram aconselhados a prepararem-se para serem auto-suficientes durante 72 horas após o seu regresso.

A maioria das pessoas partiu de Yellowknife por estrada, mas milhares também apanharam voos em British Columbia (B.C.), Alberta e Manitoba. A Organização de Gestão de Emergências do território afirmou que mais de 2 mil pessoas se registaram para voos de reentrada.

Para aqueles que permaneceram na capital do território, foi um alívio bem-vindo ver os rostos dos trabalhadores essenciais que começaram a regressar nos últimos dias.

O incêndio em torno de Yellowknife foi considerado controlado, o que significa que não se espera que cresça.