Incêndios no Canadá: Carlos III “profundamente preocupado” com fogos

Foto: The Royal Family/Facebook
Foto: The Royal Family/Facebook

Os incêndios em British Columbia (B.C.) e nos Northwest Territories estão a ser moderados e controlados. Palavras de Justin Trudeau, na manhã de quarta-feira, 23 de agosto. Ainda assim, as Forças Armadas continuam a ser mobilizadas. No mesmo dia, o Rei Carlos manifestou “profunda preocupação” com os fogos florestais.

Carlos III e a mulher Camila estão “profundamente preocupados” com os estados de emergência em British Columbia (B.C.) e nos Northwest Territories.

Numa declaração publicada nas redes sociais esta quarta-feira, dia 23 de agosto, o rei diz que o verão tem sido difícil para os canadianos, com graves inundações, incêndios florestais devastadores e a deterioração da qualidade do ar em todo o país.

Carlos e Camila enviam as suas condolências a todos os que perderam familiares e amigos e dizem estar a rezar pelos que foram deslocados ou perderam as suas casas, empresas ou propriedades.

No mesmo dia, pela manhã, Justin Trudeau disse que o Governo federal está “aliviado” por saber que os incêndios em B.C. e nos Northwest Territories estão a ser moderados e controlados.

Ainda em Charlottetown, a propósito do retiro do gabinete, Trudeau acrescentou que o Governo vai continuar a apoiar as pessoas afetadas. O primeiro-ministro adianta que as Forças Armadas canadianas estão a ser mobilizadas e que a Service Canada está a ajudar as pessoas que foram deslocadas pelos incêndios.

O governante também agradece aos bombeiros pelo seu trabalho árduo e manifesta o seu apreço por todos os que abriram as suas comunidades e casas aos desalojados.