Incêndios no Canadá – Bill Blair diz que Canadá vive a pior época do século XXI

FOTO: BILL BLAIR TWITTER
FOTO: BILL BLAIR TWITTER

O Canadá está a viver a pior época de incêndios florestais do século XXI. Quem o diz é Bill Blair, ministro da Preparação para Situações de Emergência, no dia de ontem. 

O Canadá está a viver a sua pior época de incêndios florestais do século XXI. 

O ministro da Preparação para Situações de Emergência, Bill Blair, anunciou o marco sombrio na segunda-feira, 12 de junho, dizendo que mais de 47 mil quilómetros quadrados arderam até agora este ano, com 431 incêndios florestais atualmente ativos em todo o Canadá. 

Um dos incêndios ameaçava a comunidade de Edson, em Alberta, no início da semana, onde 8.400 residentes tiveram de sair das suas casas. 

Centenas de cidadãos em B.C. foram forçados, também, a abandonar as suas casas, uma vez que o incêndio de Donnie Creek, com 4.660 quilómetros quadrados, continuava a lavrar, tendo-se tornado o segundo maior incêndio florestal alguma vez registado na província. 

Um incêndio de grandes proporções em Shelburne County, em Nova Scotia, estava também no início da semana fora de controlo. 

Equipas do Departamento de Recursos Naturais da província sobrevoam, no sudoeste de Nova Scotia, para detetar áreas críticas. 

Cerca de 5 mil bombeiros de vários países foram enviados para o Canadá para ajudar a combater as chamas. Portugal ajuda com 120 operacionais.