Incêndios em BC – Autoridades falam em mais de 230 incêndios no país

FOTO: TWITTER
FOTO: TWITTER

Os incêndios continuam a não dar tréguas no Canadá. Segundo as autoridades canadianas, estão ativos mais de 230 fogos. Com milhões de hectares já queimados, o Canadá está a caminho da pior época de incêndios florestais de sempre 

Um segundo bombeiro morreu no Canadá, numa altura em que o país luta contra o que parece ser a pior época de incêndios florestais de que há memória.  

Desde maio, arderam cerca de 24 milhões de hectares, uma área equivalente à de Portugal e à Bélgica juntas, a maior parte dos quais em British Columbia, onde as autoridades estão a apelar ao envio de mais bombeiros internacionais.  

Esperam também que as forças armadas canadianas sejam enviadas para ajudar. Sarah Budd é uma oficial de informação provincial do serviço de incêndios florestais de British Columbia. Ela disse, na segunda-feira, 17 de julho, que a situação não tem precedentes. 

“Neste momento, há 373 incêndios a arder em toda a província de BC. Temos 23 incêndios florestais a que chamamos incêndios florestais de destaque. Trata-se de incêndios que têm o potencial de representar um risco para a segurança pública, comunidades, pessoas, infraestruturas críticas ou que são altamente visíveis, para que possamos partilhar informações suficientes para que as pessoas compreendam o que se está a passar.  

Até agora, este ano, em BC, tivemos mais de 1100 incêndios florestais, superior à média de 620”.  

Para dar uma ideia da gravidade da situação, o fumo dos incêndios florestais cobriu a cidade de Edmonton. O fumo continua também a fluir para sul, atravessando a fronteira com os Estados Unidos.