INCÊNDIO NA CIDADE CHILENA DE VALPARAÍSO (ATUALIZAÇÃO…)

chileO cenário dantesco está a chegar ao centro da cidade de Valparaiso, alguns orgãos de comunicação social viram antenas e outros materiais arderem e mais de uma dezena de bombeiros presenciou a destruição das próprias casas, quando estavam a combater as chamas do forte incêndio incontrolável que começou no sábado à tarde.
O último balanço da polícia confirma 11 mortos, mais de 5 mil desalojados e mais de mil habitações destruídas.
Desconhece-se até ao momento se o bairro histórico desta cidade chilena, sede da casa do escritor Pablo Neruda e classificado pela UNESCO como património da Humanidade, foi atingido, mas já foi ativado o plano de catástrofes para fazer face ao incêndio, que ao fim de mais de doze horas ainda não foi controlado pelas autoridades e ameaça o centro da localidade.
O incêndio começou com um fogo florestal em La Pólvora, mas o vento forte fez com que se propagasse às zonas povoadas de La Cruz, El Vergel, Las Cañas e Mariposas.
O procurador de Justiça abriu um inquérito para determinar as causas do incêndio, que já levou ao corte do fornecimento de águia potável e eletricidade a muitos dos bairros da cidade.
Com cerca de 270.000 habitantes, Valparaíso é uma cidade portuária localizada a 120 quilómetros de Santiago do Chile e assente principalmente em encostas íngremes, separadas por vales, que está a ser devastada por aquele que já é considerado o pior incêndio da sua história.