
O incêndio que devastou partes de Fort McMurray cresceu para 483.000 hectares com os bombeiros a tentar conter a sua propagação perto da fronteira com Saskatchewan.
Bill Fortier, da CTV Edmonton, noticiou na quinta-feira que o incêndio é agora de aproximadamente sete vezes o tamanho de Edmonton.
Era esperada também, na quinta-feira, uma atualização sobre a situação por parte de responsáveis de bombeiros.
Na quarta-feira, o governo de Alberta disse que os desalojados que fugiram dos incêndios em Fort McMurray poderiam começar a voltar para casa a partir de 1 de junho, se as condições forem consideradas seguras. Mais de 80.000 pessoas foram evacuadas da cidade do norte de Alberta, desde que o incêndio começou a representar um perigo para a comunidade, há duas semanas.
O incêndio destruiu algumas casas, mas graças ao trabalho dos bombeiros, cerca de 90 por cento da cidade permanece intacta.
A primeira ministra Rachel Notley disse que o plano de reentrada seria feito em etapas, e concluído até ao dia 15 de junho. No entanto, se as condições não forem adequadas, as pessoas com problemas respiratórios, mulheres grávidas e pessoas em tratamento de cancro podem ter de esperar um pouco mais.
Fonte: CTV News
