Imunidade de grupo inviável sem vacinação de crianças menores de 12 anos

Foto:Timon Studler/Unsplash
Foto:Timon Studler/Unsplash

A imunidade de grupo já não é possível sem vacinar contra a Covid-19 crianças menores de 12 anos. São as mais recentes informações da Public Health Ontario. Até agora, nenhuma vacina contra o novo coronavírus foi aprovada para essa faixa etária.

Alcançar a imunidade coletiva contra a Covid-19 não será possível sem que uma vacina seja aprovada para crianças menores de 12 anos. Quem o diz é a agência de saúde Public Health Ontario, num novo relatório sobre como será a pandemia no próximo outono e inverno.

Devido a uma maior disseminação e à possibilidade das vacinas não serem totalmente protetoras contra a variante Delta, agora dominante na província de Ontário, o relatório diz que o limite crítico de vacinação para se obter imunidade de grupo está agora estimado em, pelo menos, 90% da população de Ontário.

O problema é que os restantes 10% da população em falta são, em parte, crianças com menos de 12 anos, que ainda não têm nenhuma vacina aprovada.

A meta original da taxa de vacinação exigida para sair totalmente do plano de reabertura de Ontário era de 75% das pessoas com mais de 12 anos totalmente vacinadas, 80% com, pelo menos, uma dose e nenhuma região com menos de 70%de população totalmente vacinada.

A Public Health Ontario diz que este alvo de vacinação foi desenvolvido contra as características da variante Alpha do coronavírus, que agora a pesquisa sugere ser muito menos mortal do que a mutação Delta.

O diretor-geral da Saúde da provínvia, Kieran Moore, disse, na passada terça-feira, que não espera que a transmissão de Covid-19 entre num declínio de longo prazo até que 90% da população esteja totalmente vacinada. Uma situação que Moore espera ocorrer algures na primavera de 2022.

No último relatório da Public Health Ontario, a agência disse que as metas anteriores não são fortes o suficiente e que a chegada contínua de viajantes estrangeiros à província “desafia a imunidade de grupo no contexto atual”.

A imunidade do grupo é amplamente definida como o ponto em que um número suficiente de membros da população tem resistência à infeção por um patógeno, seja por anticorpos gerados por infecção anterior ou pela vacinação.

Vacinar aqueles que ainda não se qualificam, como as crianças com menos de 12 anos, ainda está a meses de distância.