Imobiliário: vendas mais baixas em janeiro de 2023 face a janeiro de 2022

Foto: UNPSLASH
Foto: UNPSLASH

As taxas de juro arrefeceram o mercado imobiliário do Canadá em janeiro. Segundo a Associação Imobiliária Canadiana as vendas foram as mais baixas registadas desde 2009.

A Associação Imobiliária Canadiana revela que no mês passado o volume de vendas foi 37,1% inferior ao do mesmo mês do ano passado, o segundo melhor janeiro de sempre de que há memória.

Janeiro deste ano registou a maior queda de sempre, desde 2009.

As vendas caíram 3% em relação ao mês de dezembro, o que, segundo a associação, devolveu os pequenos ganhos registados nesse mês.

A Associação Imobiliária Canadiana CREA disse que o preço médio nacional das casas no Canadá era de 612.204 dolares em janeiro, menos 18,3% face ao ano anterior.

De realçar que o Banco do Canadá continuou a sua campanha de aumento das taxas de juro com um acumulado de 75 pontos base de aumento para a sua taxa básica ao longo de Dezembro e Janeiro.

Assim, para os economistas, a queda das vendas e dos preços no mês passado não é uma grande surpresa.

O problema no mercado imobiliário do país alargou-se à construção de habitações em janeiro, de acordo com a Canada Mortgage and Housing Corp.

O ritmo da nova construção diminuiu 13% entre janeiro e dezembro segundo os dados mais recentes.

No mês passado, este número atingiu o seu ponto mais baixo desde Setembro de 2020, de acordo com a agência.

O ritmo de construção mais lento vem à medida que os governos federais e provinciais estabelecem objetivos ambiciosos para expandir o parque habitacional disponível no Canadá.