Imobiliário: Generation Squeeze pede sobretaxa anual de 0,2%

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Uma sobretaxa anual de 0,2% sobre casas avaliadas em mais de 1 milhão de dólares pode ajudar a reduzir a desigualdade habitacional que existe atualmente. O relatório divulgado pela Generation Squeeze, organização sem fins lucrativos, surge numa altura em que o ressurgimento da procura por casas em Toronto contribuiu para vendas e preços recordes de imóveis em 2021.

O relatório da organização sem fins lucrativos, Generation Squeeze propõe uma sobretaxa progressiva a começar em 0,2% e a chegar a 1% em casas avaliadas em mais de 1 milhão de dólares.

O relatório chega na mesma semana em que a autoridade de Avaliação de British Columbia divulgou dados anuais que mostravam que os valores das casas aumentaram em toda a província, alguns a atingirem os 50%.

O Ministério da Habitação de B.C. diz que o custo crescente da habitação é “preocupante” e, por isso, irá rever o relatório.

O plano habitacional do Governo provincial inclui combate à fraude fiscal, um imposto sobre construção de dezenas de milhares de novas casas.

O Ministério das Finanças de Ontário disse em comunicado que está a lidar com o processo habitacional através de um imposto de especulação de não residentes que reduziu a atividade de investidores estrangeiros na Grande Toronto e na área de Hamilton de 4,7% das transações para menos de 2%.

O ressurgimento da procura por casas em Toronto contribuiu para vendas e preços recordes de imóveis residenciais em 2021, apesar da queda em dezembro.

O Toronto Regional Real Estate Board avançou para um recorde de 121.712 casas vendidas, um aumento de 28% face a 2020 e 7,7% acima da alta anterior de 2016 que era de 113.040.

O preço médio de venda atingiu o pico de 1 milhão e 95 mil dólares, 17,8% acima do valor mais alto do ano anterior, que foi de 929.636.

No passado mês de dezembro, o Governo de Ontário propôs aumentar o imposto de 15% para 20%.

O Real Estate Board of Greater Vancouver avançou em comunicado à imprensa que a mudança nas necessidades de moradia durante a pandemia gerou um aumento histórico nas vendas de casas no Metro Vancouver no ano passado.

As vendas em 2021 chegaram às 43.999, em comparação com as 30.944 no ano de 2020. O recorde anterior foi estabelecido em 2015.