Imigrantes qualificados abandonam Canadá mais rápido

Foto: Pexels

Um novo relatório encomendado pelo Instituto para a Cidadania Canadiana (ICC) levantou dúvidas sobre se a política de imigração do país é capaz de reter os talentos globais necessários para impulsionar a economia interna. Os dados surgem numa altura em que o Canadá enfrenta uma guerra comercial com os Estados Unidos da América (EUA).

Imigrantes altamente qualificados e com elevado nível de escolaridade são os mais propensos a deixar o Canadá dentro de cinco anos após a sua chegada, de acordo com o relatório.

O relatório divulgado a 18 de novembro, intitulado ‘The Leaky Bucket 2025’, revelou que um em cada cinco imigrantes deixa o Canadá dentro de 25 anos após ser aceite como residente permanente. A tendência, conhecida como ‘migração para a frente’, atinge o pico aos cinco anos.

Mais alarmantes são as estatísticas que mostram que indivíduos com doutoramento têm duas vezes mais hipóteses de se mudar do Canadá do que pessoas com diploma de licenciatura. Esse número cresce para três vezes mais quando os imigrantes enfrentam perspetivas de emprego que não proporcionam crescimento de rendimento.

Para chegar aos dados obtidos, o instituto utilizou informações do banco de dados longitudinal da Statistics Canada, que vincula informações sobre imigração a dados fiscais pessoais.

A amostra incluiu pessoas que obtiveram residência permanente entre 1982 e 2020.