Imigração no Canadá: Governo limita a 500 mil o número de imigrantes em 2026

FOTO: MARC MILLER X
FOTO: MARC MILLER X

O Canadá pretende estabilizar os níveis de imigração em 500 mil em 2026. O Governo apresentou novos objetivos de imigração na Câmara dos Comuns na última quarta-feira.

Depois de ter aumentado várias vezes os objetivos em matéria de imigração nos últimos anos, o Governo federal anunciou na quarta-feira, 1 de novembro, que pretende manter o objetivo de acolher 500 mil novos residentes permanentes em 2026.

O ministro da Imigração, Marc Miller, afirmou que o objetivo é apoiar a oferta de mão de obra, aliviando simultaneamente as pressões sobre a habitação e os cuidados de saúde.

“O que os canadianos nos dizem, o que os economistas nos dizem, é que temos de analisar os impactos microeconómicos da imigração”, disse Miller em conferência de imprensa.

Nos últimos anos, o Governo tem aumentado constantemente os objetivos em matéria de imigração para aumentar a mão de obra e apoiar uma população envelhecida.

No ano passado, o Governo divulgou um plano para conceder residência permanente a 465 mil pessoas para 2023, um número que deve aumentar para 500 mil em 2025. O objetivo de imigração para 2015 era inferior a 300 mil.

Miller disse ainda que o Governo está agora a nivelar o plano de imigração para ver que tipo de ajustes podem ser feitos aos programas de imigração do Canadá.

“Esses números eram necessários, mas agora temos de os analisar, para sabermos se são razoáveis e se estão a estabilizar num espaço que que faça sentido”, disse o ministro federal.