Imigração no Canadá: Estudantes internacionais temem falhar novo semestre

Foto: Sean Fraser/Facebook
Foto: Sean Fraser/Facebook

O atraso no processamento de vistos do Canadá está a impactar os estudantes internacionais. Muitos temem falhar o semestre de outono, porque ainda não têm autorizações de estudo. Ao mesmo tempo, o Governo federal avalia se consegue priorizar estes pedidos

Os estrangeiros que querem estudar no Canadá temem falhar o semestre de outono, por causa dos atrasos no processamento dos vistos. Ao mesmo tempo, o Governo federal avalia se consegue priorizar estes processos.

Estudantes, universidades, consultores de imigração e até o Alto Comissariado da Índia levantaram preocupações sobre os vistos atrasados que põem em risco o percurso de muitos estudantes.

Dados federais mostram que, no final de julho, 34% dos pedidos de vistos de estudante internacionais estavam a demorar mais para serem processados do que os padrões governamentais.

Alguns já pagaram mensalidades, o que adiciona um stress financeiro significativo à difícil tarefa de se mudarem para um novo país e começarem os estudos.

De acordo com o ministro da Imigração do Canadá, o departamento está há cerca de um mês a tentar descobrir se é possível priorizar os alunos cujo ano letivo começa em setembro.
Sean Fraser diz que o Departamento de Imigração está a processar mais autorizações de estudo do que nunca e que os atrasos estão a ser causados pelo enorme aumento na procura por vistos.

Até agora, este ano, o departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá processou mais de 360 mil vistos de estudo, num aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2021.