Imigração: governo federal simplifica processo de contratação

FOTO: Randy Boissonnault TWITTER
FOTO: Randy Boissonnault TWITTER

O Governo do Canadá está a simplificar o processo de contratação de trabalhadores estrangeiros temporários para empregadores de confiança. O anúncio foi feito no dia de ontem pelo novo ministro federal do Emprego, Desenvolvimento da Força de Trabalho e Línguas Oficiais, Randy Boissonnault.

Trata-se de um programa-piloto com a duração de três anos que pretende acabar com a falta de mão de obra para os empregadores que contratam imigrantes. O objetivo também passa por garantir que os trabalhadores estão também a salvo de abusos.

“Estamos a lançar o programa-piloto de reconhecimento de empregadores para proporcionar aos empregadores canadianos elegíveis um acesso mais simplificado à mão de obra, assegurando ao mesmo tempo que cumprem as normas mais exigentes e a proteção dos trabalhadores”, disse Randy Boissonnault, ministro federal do Emprego, Desenvolvimento da Força de Trabalho e Línguas Oficiais.

Até agora, antes de apresentarem um pedido de contratação de um trabalhador imigrante, os empregadores necessitavam de uma avaliação do impacto no mercado de trabalho que confirmasse a necessidade dos trabalhadores e a inexistência de canadianos ou residentes permanentes disponíveis.

“Com o projeto, os empregadores podem contratar os talentos de que necessitam para crescer e ter êxito, assegurando simultaneamente a proteção dos trabalhadores estrangeiros temporários durante o exercício das suas funções”

O ministro federal diz que o Programa de Trabalhadores Estrangeiros temporários resultou em 2100 inspeções entre abril do ano passado e março deste ano; 117 das entidades patronais estavam em incumprimento; foram emitidos 23 avisos e ainda seis multas.

O novo projeto-piloto começa a ser implementado no próximo mês de setembro.