Imigração: Canadá vai acolher migrantes das Américas a partir do outono

Foto: Pexels-Social Soup Social Media
Foto: Pexels-Social Soup Social Media

O Canadá deverá receber 11 mil imigrantes da Colômbia, Haiti e Venezuela este outono, disse o ministro da Imigração Marc Miller. Ao mesmo tempo, convida 3.725 candidatos para o 17.º sorteio do programa ‘All Program Express Entry’ de 2023.

O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou a intenção do Canadá de acolher 15 mil migrantes das Américas a 23 de março, dois dias antes de o Acordo de Segurança para Terceiros Países ter sido alargado a toda a fronteira entre os Estados Unidos da América (EUA) e o Canadá.

O acordo, que entrou em vigor pela primeira vez em 2004 e reconhece o Canadá e os EUA como locais seguros para os migrantes procurarem proteção, foi recentemente objeto de escrutínio.

Nos termos do acordo, os imigrantes devem pedir asilo no primeiro dos dois países em que aterram, tornando ilegal atravessar a fronteira e pedir asilo no outro país. Em junho deste ano, o Supremo Tribunal do Canadá declarou que o acordo era constitucional e não violava a secção 7 da Carta Canadiana dos Direitos e Liberdades – o direito à vida, à liberdade e à segurança de uma pessoa.

No ano passado, o Canadá recebeu 20.891 pedidos de refúgio de pessoas que atravessaram a fronteira fora de um posto fronteiriço oficial, segundo dados federais.

Nos primeiros três meses de 2023, antes de o acordo ser alargado a toda a fronteira, o Canadá recebeu 14.192 pedidos de asilo de pessoas que atravessaram a fronteira de forma irregular.

O alargamento do acordo este ano eliminou as passagens não oficiais, como a Roxham Road, no Quebec, como opções viáveis para os potenciais requerentes de asilo chegarem ao Canadá.

Enquanto isso, o Canadá convida 3.725 candidatos para o 17.º sorteio do programa ‘All Program Express Entry’ de 2023

O sorteio de 10 de outubro exigiu uma pontuação mínima de 500 no ‘Comprehensive Ranking System’, quatro pontos abaixo do sorteio anterior de todos os programas, realizado em 26 de setembro.

O IRCC já emitiu 89.773 ‘ITAs’ em 2023, depois de ter convidado 45.115 candidatos em todo o ano de 2022.

O Canadá tem uma meta recorde de imigração de 465 mil para 2023.

Os candidatos têm um prazo de 60 dias para apresentar as suas candidaturas, que serão processadas dentro do prazo padrão de seis meses.