Imigração Canadá: pedidos de asilo aumentam mais do que nunca

Foto: Pexels- LaraJameson
Foto: Pexels- LaraJameson

Cada vez mais pedidos de asilo estão a chegar ao Canadá. Os pedidos de compaixão humanitária têm vindo a aumentar no país à medida que a crise mundial das deslocações se agrava.

A crise dos refugiados ganha números recordes no Canadá! Este ano, o país já processou quase 60 000 pedidos de asilo de requerentes que procuram refugiar-se no país – o número mais elevado em quase uma década.

Embora o aumento possa ser explicado por vários fatores, incluindo uma acumulação de pedidos de asilo, os especialistas dizem que é sublinhado por um tema principal: à medida que o número de conflitos e crises globais aumenta, também aumenta o número de pessoas que procuram asilo – não apenas no Canadá, mas em qualquer lugar onde o possam encontrar.

Apesar de os números mostrarem um aumento acentuado em comparação com os anos anteriores, Azadeh Tamjeedi, jurista sénior do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR) no Canadá, em Ottawa, diz que o Canadá está a receber apenas dois por cento dos pedidos de asilo a nível mundial.

“Embora o número de requerentes de asilo tenha aumentado este ano e seja mais elevado do que em qualquer outra altura nos últimos anos, trata-se de uma pequena gota de água em relação ao número de refugiados em todo o mundo”, afirmou Sharry Aiken, presidente da direção de uma agência de acolhimento de refugiados de Toronto, o FCJ Refugee Centre.

Aiken, que também é professor associado de direito na Queen’s University em Kingston, Ontário, diz que as pessoas estão a fugir de várias catástrofes, desde conflitos políticos e violência a catástrofes naturais exacerbadas pelas alterações climáticas, apontando para inundações devastadoras no Paquistão e conflitos violentos no Sudão.

Contudo, é importante notar que estes números refletem apenas aqueles que conseguem apresentar pedidos de asilo através de autorizações de visto ou dos canais da ONU, e não aqueles que enfrentam barreiras para chegar ao país.

Tamjeedi refere no entanto, que para além de abrir as suas próprias portas aos refugiados e aos requerentes de asilo, o Canadá pode também considerar a possibilidade de conceder mais apoio financeiro aos países que acolhem a maioria dos refugiados do mundo.