
O Humber River Hospital sofreu recentemente um ataque cibernético que obrigou à reconfiguração do sistema informático interno. De acordo com o hospital, alguns ficheiros foram corrompidos.
O Humber River Hospital tem estado a trabalhar para restaurar os sistemas informáticos após ter sido atingido por um ataque cibernético na madrugada de 14 de junho.
Num comunicado na passada terça-feira, o hospital revelou que os sistemas foram atingidos por um ‘ransomware’. Por causa disso, o hospital teve de operar sob um código destinado exclusivamente para lidar com a perda de serviços essenciais.
De acordo com o website da aplicação para computadores Malwarebytes, um ‘ransomware’ é um tipo de malware que impede os utilizadores de acederem ao próprio sistema ou ficheiros pessoais e exigindo-lhes o pagamento de um resgate para devolver o acesso.
Um porta-voz do hospital disse que a ameaça foi descoberta quase imediatamente. Os 5 mil computadores, incluindo aqueles que gerem os registos dos pacientes, foram desligados para ficarem protegidos. Embora o encerramento do sistema tenha impedido a maioria dos computadores de serem invadidos remotamente, alguns arquivos foram corrompidos, de acordo com o hospital.
Cada um dos computadores foi reiniciado manualmente e aplicado um ‘patch’ de correção de software, desenvolvido pela empresa de segurança cibernética Symantec.
O ataque cibernético forçou o encerramento temporário de várias clínicas.