
Os médicos no Sunnybrook Hospital de Toronto estão a explorar uma nova forma, mais precisa de administrar a terapia de radiação para pacientes com cancro da próstata.
A Radioterapia estereotáxica ablativa, ou SABR (na sigla inglesa), permite que os médicos possam dar aos pacientes uma dose alta de radiação num curto período de tempo, substituindo as longas horas de tratamento comumente associada à radioterapia.
“O que é realmente revolucionário nisto é que os pacientes costumavam ter que vir para até oito semanas de radioterapia – um tratamento por dia, cinco dias por semana”, disse Andrew Loblaw, oncologista do Sunnybrook. “Agora, com este novo teste, temos sido capazes de mostrar que uma pessoa pode fazer isso em pouco mais de cinco vezes.”
Os ensaios SABR começaram em 2006 em pacientes com cancro de baixo risco. Os resultados foram tão bem sucedidos que os pacientes de risco moderado e até mesmo de alto risco estão agora incluídos no teste.
As taxas de sobrevivência após o tratamento são comparáveis e, em alguns casos, até melhores do que a normal radioterapia.
E o custo das cinco sessões SABR é inferior a um quarto do custo de 39 semanas de tratamento padrão.
Os ensaios da tecnologia SABR estão a ser alargados a vários centros de cancro em todo o Canadá, incluindo Montreal, Calgary, Sudbury, e Winnipeg.
O Sunnybrook é o único hospital a fazer testes com pacientes de cancro de alto risco.
Fonte: CTV Toronto