HOSPITAIS DO CANADÁ SOB PRESSÃO POR CAUSA DO AUMENTO DE CASOS

Foto: Parentingupstream/Pixabay
Foto: Parentingupstream/Pixabay

Os hospitais do Canadá estão cada vez mais sob pressão, por causa do aumento de casos de Covid-19. A situação é particularmente grave no Quebec, onde há mesmo risco de rutura. Há também preocupações acrescidas em Ontário, que ultrapassou ontem o marco de 5 mil mortes por Covid-19.

A semana arrancou com números elevados e diversos alertas. No dia em que Ontário ultrapassou o marco das 5 mil mortes pelo novo coronavírus, a 11 de janeiro, vários especialistas apontaram para o enfraquecimento do sistema de saúde na resposta à pandemia.

O discurso endureceu sobretudo no Quebec. Um porta-voz do departamento de Saúde provincial antecipa problemas graves, por causa da sobrecarga da capacidade hospitalar. Fala no adiamento de consultas e cirurgias por meses e até anos.

No pior dos casos, diz a mesma fonte, será necessário acionar o chamado protocolo de acesso prioritário aos cuidados intensivos. Por outras palavras, há risco de os médicos terem de escolher quem é tratado primeiro e, no limite, quem vive e quem morre.

Em Ontário, o presidente da Câmara John Tory também foi severo nas palavras. Apelou a um ‘lockdown’ total, semelhante ao da primavera. A possibilidade do recolher obrigatório decretado pelo Governo provincial foi, entretanto, afastada.

Enquanto isso, também a Direção-Geral da Saúde do país deu conta do aumento contínuo das infeções e internamentos. O organismo reconhece a gravidade do problema e fala numa pressão renovada sobre os profissionais da saúde e sobre os utentes.