
Na manhã do dia 16 de junho, teve lugar a cerimónia do içar da bandeira em Mississauga, para assinalar o Dia de Portugal. No passado dia 10, a cerimónia foi cancelada porque, devido ao ataque a uma família muçulmana em London, a Câmara Municipal decretou luto oficial, o que inviabilizou o hasteamento de bandeiras em toda a cidade.
Uma cerimónia simples, mas nem por isso menos importante. Assim foi o Içar da bandeira de Portugal em Mississauga na manhã de quarta-feira, dia 16 de junho. A comemoração com seis dias de atraso foi devido à decisão da Câmara Municipal da cidade em manter o luto, pela morte recente de uma família de muçulmanos na cidade de London, num ataque, para já, considerado terrorista.
O dia de sol forte permitiu, entretanto, mesmo com um número limitado de pessoas, a celebração merecida ao som do hino nacional.
José Pedro Ferreira, Coordenador de Ensino Português no Canadá, participou na cerimónia, representando o Cônsul Geral de Portugal em Toronto.
A presidente da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos, Eduarda Lee Sousa-Lall, também esteve presente, com o vice-presidente da entidade e representantes da direção. O Centro Cultural Português de Mississsauga também enviou os seus representantes, incluindo um casal do Rancho Folclórico, com os trajes típicos portugueses. O Vice-presidente do Centro Cultural Português de Mississauga, Jorge Mouselo, relembrou a ausência do presidente do Clube, Tony de Sousa, falecido recentemente e que trabalhou incansavelmente para fortalecer a comunidade luso-canadiana em Mississauga.