
Maputo, 17 nov 2020 ( Lusa) – A Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) produziu 11.602 gigawatts, 2,3 % acima do previsto no plano de produção da empresa deste ano, anunciou a entidade em comunicado.
Segundo a nota, apesar do impacto da crise provocada pelo novo coronavírus, nos últimos nove meses, a venda de energia fixou-se em 19 mil milhões de meticais (218 milhões de euros), o correspondente a 1,7% acima do previsto.
“Esta realização permite a empresa continuar a implementar os seus projetos de melhoria na performance operacional e assegurar o cumprimento integral dos contratos com os colaboradores e clientes”, lê-se ainda no documento.
A HCB, que gere a barragem com o mesmo nome na província de Tete, no centro de Moçambique, é a maior fonte de eletricidade do país.
A barragem é a maior da África Austral, com construção iniciada em 1969, ainda no período colonial, e operação a partir de 1977.
O Estado moçambicano detém 85% das ações da HCB, 7,5% pertencem à Redes Energéticas Nacionais (REN), empresa de transporte de energia de Portugal, e outros 7,5% são ações disponibilizadas na operação de oferta pública de venda (OPV).
A HCB abastece Moçambique, a África do Sul e outros países vizinhos.
EYAC // LFS
Lusa/Fim