Health Canada: Medicamentos da Amazon estão inflacionados

FOTO: SCOTT WALTERS
FOTO: SCOTT WALTERS

A inflação dos medicamentos chegou à Amazon. A Health Canada diz estar ciente das vendas feitas no site de e-commerce e já questionou a empresa sobre o caso. Os canadianos lutam para encontrar produtos anti-inflamatórios, no meio de uma escassez a nível nacional.

A Health Canada sabe que os medicamentos para as crianças estavam a ser listados para venda na Amazon a preços inflacionados e levantou a questão junto da empresa de e-commerce, uma vez que os pais canadianos lutam para encontrar produtos anti-inflamatórios numa altura em que se verifica uma falta a nível nacional.

Segundo o departamento canadiano, a Amazon confirmou que podem tomar medidas contra um vendedor caso tomem conhecimento de preços inflacionados que possam prejudicar a confiança dos clientes.

A Health Canada não tem jurisdição sobre os preços dos produtos, mas “desempenha um papel ativo em assegurar que os canadianos tenham acesso a medicamentos e produtos de saúde seguros e eficazes”.

Ao longo dos últimos dias, surgiram imagens de medicamentos para a dor infantil à venda por cerca de 300 dólares. No entanto, as listas de produtos parecem ter sido retiradas desde então.

Desde o verão, os produtos de paracetamol e ibuprofeno para bebés e crianças têm estado em oferta limitada nos pontos de venda a retalho, farmácias e hospitais em todo o Canadá.

O ministério da Saúde do Canadá diz que a falta se deve a uma procura sem precedentes, uma vez que os pediatras observaram um aumento invulgarmente precoce das doenças virais durante os meses da primavera e do verão deste ano.