Health Canada garante que homossexuais poderão vir a doar sangue

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Os homossexuais homens devem poder vir a dar sangue no futuro. A garantia foi dada pela Health Canada. As mudanças, uma vez implementadas, acabam com os homens a serem questionados durante o processo de triagem antes da doação se fizeram sexo com outro homem.

A Health Canada deu luz verde aos Canadian Blood Services para suspender restrições específicas sobre doações de sangue de homens homossexuais.

O regulador federal avançou num comunicado à imprensa na quinta-feira, 28 de abril, que agora autorizou um pedido do Canadian Blood Services para suspender as restrições em torno de perguntas de triagem para homens que fazem sexo com outros homens que os proibiam de doar sangue durante três meses.

A medida segue uma mudança de política do serviço de sangue que as autoridades revelaram ser esperada até 30 de setembro de 2022.

Assim, os doadores vão ser rastreados, independentemente do sexo ou sexualidade, para comportamentos sexuais de alto risco.

“Sob a nova abordagem de triagem, o Canadian Blood Services vai introduzir um questionário para doadores baseado em comportamento sexual que será aplicado a todos os doadores de sangue e plasma”, avançou a Health Canada.

“A autorização de hoje é um marco significativo em direção a um sistema de doação de sangue mais inclusivo em todo o país e que se baseia no progresso das evidências científicas feitas nos últimos anos”.

As mudanças, uma vez implementadas, acabam com os homens a serem questionados durante o processo de triagem antes da doação se fizeram sexo com outro homem, revelou o Canadian Blood Services em comunicado.