Hazel Mccallion: detalhes do funeral de estado

Foto: Facebook
Foto: Facebook

Hazel McCallion morreu pacificamente em casa no mês passado, com a idade de 101 anos. Hoje, no dia em que teria celebrado o seu 102º aniversário, será lembrada num funeral de Estado na cidade a oeste de Toronto.

A política que ficou afetuosamente conhecida como “Hurricane Hazel”, foi diagnosticada com cancro do pâncreas por volta da época do Natal, segundo o amigo da família e representante Jim Murray, que confirmou ser essa a sua causa de morte.

Cumpriu 12 mandatos como presidente da câmara da sétima maior cidade do Canadá até à sua reforma em 2014.

O último adeus a Hazel, no mesmo dia em que cumpriria 102 anos de vida, foi realizado com todos os detalhes de um funeral de Estado.

O funeral teve lugar no Centro Paramount Fine Foods em Mississauga no dia de S. Valentim.

Às 10:25 da manhã, o caixão de McCallion saiu da Câmara Municipal de Mississauga, onde esteve em câmara ardente desde domingo, seguindo a caminho do Centro Paramount Fine Foods para o serviço fúnebre.

A polícia fechou as estradas de Matheson Boulevard East entre Timberlea Boulevard e Kennedy Road South, bem como as estradas em redor do centro da cidade, para dar lugar à procissão.

O premier Doug Ford, a Tenente Governadora Elizabeth Dowdeswell, e a Presidente da Câmara de Mississauga Bonnie Crombie estarão presentes.

Às 8:12, o Premier Doug Ford partilhou um vídeo da sua falecida “incrível amiga” no que teria sido o seu 102º aniversário.

“Se pensarmos em verdadeiros líderes, há uma pessoa que se destaca. Há muitos grandes líderes, não me interprete mal, mas é você, Hazel. Muito poucas pessoas podem dizer que construíram uma cidade. Hazel construiu literalmente Mississauga”, disse Ford no vídeo, aquando num evento com a antiga presidente da câmara de Mississauga. No vídeo, o premier continua a agradecer a McCallion por tudo o que fez pela comunidade, pela província, e muito mais.

“Penso um mundo de si”, disse Ford, antes de uma montagem fotográfica da sua amizade aparecer no écran.