

O primeiro-ministro Stephen Harper está a pedir aos países da Francofonia para que façam todos os possíveis para pôr fim a casamentos forçados envolvendo crianças, avançou a Canadian Press.
Na cerimónia de abertura da cúpula das nações de língua francesa no Senegal, no sábado, Harper disse que 100 milhões de mulheres foram forçadas a casar entre 2004 e 2014, antes de se tornarem adultas.
Ele lembrou que todos sofrem quando as meninas não atingem o seu pleno potencial: as próprias raparigas, os seus filhos, os seus países e a sociedade, como um todo.
Harper descreveu a família como a base da sociedade, acrescentando que esta não pode prosperar se for baseada em constrangimento e desigualdade.
A cimeira termina no domingo, o dia em que um novo secretário-geral da Francofonia será eleito para suceder a Abdou Diouf, que está de saída. A ex-governadora-geral Michaelle Jean é um dos cinco candidatos na corrida, a qual parece reunir uma maior preferência por parte dos federais. Harper está na cimeira acompanhado de dois primeiros-ministros – Philippe Couillard, do Quebec, e Brian Gallant, de New Brunswick.