

O governo vai gastar $5.8 mil milhões em necessários melhoramentos da infraestrutura federal, incluindo escolas “on-reserve”, anunciou o primeiro-ministro Stephen Harper na segunda-feira, em notícia avançada pela Canadian Press.
Falando numa unidade de investigação em London, Ontário, Harper disse que o financiamento vai para projetos previstos de trazer resultados rápidos e criar postos de trabalho num futuro próximo.
A fatia maior dos gastos anunciados na segunda-feira – $2.8 mil milhões – irá para melhoramentos de locais históricos, parques nacionais e áreas nacionais de conservação marinha.
Escolas “on-reserve” devem receber $500 milhões para restauração e construção, enquanto que os laboratórios públicos e centros de pesquisa também vão ter financiamento para restauração e expansão.
Harper também está a destinar $452 milhões para melhorar as instalações das Forças Canadianas, $440 milhões para a substituição de infraestruturas fronteiriças, e cerca de $400 milhões para modernizar e construir edifícios do governo federal.
Aeroportos de gestão e propriedade federal, e a Via Rail, vão receber $204 milhões para melhoramentos, enquanto que $191 milhões serão destinados para renovar e reparar locais de património e museus.
A Guarda Costeira Canadiana e Pescas Canadá vão receber $183 milhões para restaurar navios existentes e comprar novos.
“A lista completa dos projetos é simplesmente demasiada numerosa para indicar aqui hoje”, sublinhou Harper, enquanto detalhava algumas das áreas da infraestrutura que o financiamento federal iria beneficiar.