Habitação: Venda de casas na GTA cai devido a desafios de acessibilidade

Foto: PhotoMIX Company/Pexels
Foto: PhotoMIX Company/Pexels

Menos casas foram vendidas na GTA em novembro, em comparação com o período homólogo do ano passado. Os dados são do Toronto Regional Real Estate Board. Em causa está o menor poder de compra dos canadianos.

As vendas de casas na GTA caíram 6% no mês passado, em comparação com novembro de 2022. Por outro lado, novembro registou um aumento de novos anúncios. Os custos elevados dos empréstimos persistiram, a par das condições económicas incertas.

O Toronto Regional Real Estate Board (TREBB) diz que as 4.236 vendas de casas no mês passado também caíram 8,7% em relação às 4.640 vendas em outubro.

De acordo com a organização, o enfraquecimento do poder de compra afetou o mercado, que continua a ser sensível às taxas de juro elevadas. Ainda assim, espera que os consumidores beneficiem de um alívio em breve.

Um número crescente de analistas antecipa cortes nas taxas do Banco do Canadá na primeira metade de 2024. Para o TREBB , isso “ajudaria a aliviar os problemas de acessibilidade entre os proprietários de casas existentes e os que procuram entrar no mercado”.

O preço médio das casas situou-se nos 1.082.179 dólares, valor que se manteve estável em comparação com novembro de 2022.

Os anúncios aumentaram 16,5% para 10.545 em novembro, em comparação com 9.053 durante o mesmo mês do ano passado.