
Os proprietários de imóveis de cinco bairros de Brampton precisam agora de uma licença para arrendar quatro ou menos unidades. A Câmara Municipal estima que, atualmente, há perto de 30 mil alugueres ilegais na cidade.
Janeiro arrancou com uma nova regra para os proprietários de imóveis de cinco bairros de Brampton. Os senhorios em causa são agora obrigados a ter uma licença para arrendar quatro ou menos unidades.
A nova política foi lançada no âmbito de um programa-piloto municipal de dois anos. O chamado ‘Residential Rental Licensing Pilot’ entrou em vigor a 1 de janeiro, aplicando-se aos senhorios dos distritos eleitorais 1, 3, 4, 5 e 7.
O presidente da Câmara de Brampton alega que “as unidades ilegais na cidade são um problema”. Patrick Brown diz que a autarquia recebeu denúncias sobre cerca de 30 mil alugueres, mas que o número real “pode ser muito maior”. Uma das queixas deu conta de 12 estudantes internacionais a viverem num apartamento numa cave.
O custo do licenciamento é de 300 dólares anuais. Quem se candidatar até ao dia 31 de março fica isento das taxas em 2024 e quem o fizer entre 1 de abril e 30 de junho beneficia de um desconto de 50%. A renovação em 2025 terá novamente o custo de 300 dólares.
