
Os preços das rendas estão a descer no Canadá. Em fevereiro, o valor médio caiu para o nível mais baixo desde julho de 2023. É o quinto mês seguido de descidas, segundo o mais recente relatório do Rentals.ca e da Urbanation.
No mês passado, o valor médio do arrendamento foi 2.088 dólares. Isso representa uma queda de 4,8% em comparação com o ano passado – a maior descida desde abril de 2021. Um cenário que contrasta com o ano passado. De fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024, as rendas aumentaram 209 dólares.
Mas atenção: os valores mantêm-se altos. Os preços atuais das rendas ainda estão 5,2% acima do valor de há dois anos e 16,9% acima do nível pré-pandemia.
De acordo com a Urbanation, as rendas estão a descer porque há mais oferta do que procura. A consultora fala num número recorde de apartamentos concluídos. Ao mesmo tempo, o crescimento populacional abrandou.
As maiores quedas foram registadas em Calgary (menos 7%), Toronto (menos 6,7%) e Vancouver (menos 4,8%). Mas há cidades onde os preços subiram, como Quebec City (mais 12,3%).
A Urbanation prevê que os preços continuem a baixar nos próximos meses.
