Habitação no inverno – Royal LePage: Casas perto de zonas de esqui ficarão mais caras

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

De acordo com um novo relatório da Royal LePage, as casas situadas perto das regiões de esqui canadianas deverão tornar-se mais caras nos próximos 12 meses. A pesquisa da Royal LePage concentrou-se em propriedades de esqui no Quebec, Ontário e Alberta.

O preço médio de uma casa unifamiliar isolada nas regiões de esqui de lazer do Canadá vai aumentar 2,9% nos próximos 12 meses, com valores que ultrapassam 1 milhão de dólares.

A pesquisa da Royal LePage concentrou-se em propriedades de esqui no Quebec, Ontário e Alberta, analisando dados de preços e vendas de corretoras e conselhos locais nos anos de 2022 e 2023.

Após uma série recorde de aumentos nas taxas de juros do banco central, espera-se que as taxas se estabilizem em 2024, elevando os preços dos imóveis, avançou o relatório.

O aumento de preços esperado representa uma recuperação da tendência observada em 2023, observou o relatório.

Este ano, uma combinação de altas taxas de juros, alto custo de vida e condições económicas incertas fez com que os preços das casas de inverno até caíssem 0,7%, revelou o relatório.

Quarenta e um por cento dos especialistas do mercado de propriedades recreativas da Royal LePage inquiridos para o relatório afirmaram que os inventários aumentaram os preços como resultado direto da subida das taxas de juro, enquanto 24% relataram um declínio na procura destas propriedades devido aos riscos de desastres ambientais.