Habitação no Canadá: Preços de casas devem descer em alguns mercados

Foto: PhotoMIX Company/Pexels
Foto: PhotoMIX Company/Pexels

Algumas cidades do Canadá vão ter casas mais baratas à venda este outono. É o que sugere um novo relatório divulgado pela Re/Max.

A Re/Max divulgou o chamado ‘2023 Fall Housing Market Outlook’ esta terça-feira, dia 5 de setembro. Na análise, os especialistas da empresa descrevem o rumo que o mercado imobiliário canadiano deve tomar no final do ano.

De um modo geral, o relatório prevê que os preços da habitação “permaneçam estáveis” e resultem num “mercado mais suave” este outono, em grande parte devido à combinação das “taxas de juro mais elevadas registadas em décadas” e à falta de casas à venda.

Apesar de a média nacional se manter mais ou menos inalterada, esperam-se alterações nos mercados imobiliários de todo o país – e há algumas cidades onde se prevê uma descida significativa dos preços da habitação.

Na parte ocidental do Canadá, muitas cidades devem registar um aumento do preço médio da habitação nos próximos meses, mas em Kelowna, em British Columbia (B.C.), os preços podem baixar 3% este outono.

Os preços da habitação em Vancouver (uma das cidades mais caras do Canadá) devem registar uma descida de 2%. Já no Canadá Ocidental, devem este outono aumentar em Calgary (mais 4,5%) e Edmonton (mais 2%).

Em Ontário, vários mercados imobiliários podem registar quedas significativas de preços até ao final do ano. Prevê-se que os preços desçam em Hamilton, Ottawa , Windsor (2%) e em North Bay (2,5%). As maiores descidas estão previstas em Kitchener-Waterloo (4%), Peterborough (5%) e Durham (5%).

De acordo com dados da Re/Max, os preços da habitação em Peterborough foram os que mais caíram em 2023, tendo já caído incríveis 16,8% de agosto de 2022 a agosto de 2023.

Assim, no Canadá Atlântico, espera-se que os preços das moradias permaneçam os mesmos neste outono, com apenas uma queda de 1% nos preços prevista para Halifax.