Habitação no Canadá: Imigrantes podem ser solução para vencer crise no país

FOTO: X/SEAN FRAZER
FOTO: X/SEAN FRAZER

O Governo do Canadá está a considerar a possibilidade de limitar o número de estudantes internacionais para aliviar a pressão sobre o alojamento, disse o ministro federal da Habitação, Infra-estruturas e Comunidades, Sean Fraser durante a reunião do Governo em P.E.I. O ministro federal diz que os imigrantes podem fazer parte da solução.

O ministro federal da Habitação, Infra-estruturas e Comunidades, Sean Fraser alertou para o facto de não se poder culpar os novos imigrantes pela falta de habitação a preços acessíveis no Canadá.

Para ele, a imigração pode ser usada como uma ferramenta para trazer os trabalhadores necessários para construir mais casas no país.

Enquanto o gabinete liberal se reunia em Charlottetown, em Prince Edward Island na segunda-feira, 21 de agosto, Sean Fraser avisou que o Governo federal está a considerar a possibilidade de limitar o número de estudantes internacionais para aliviar a pressão sobre o mercado da habitação.

O Canadá acolheu mais de 800 mil estudantes internacionais no ano passado, de acordo com os números do Governo.

Fraser que era o ministro da imigração até à mudança de gabinete do mês passado disse que planeia sentar-se com as instituições de ensino para descobrir o que pode ser feito para facilitar a procura de espaço para os estudantes num mercado de arrendamento apertado.

De acordo com a Canada Mortgage and Housing Corp. (CMHC), o Canadá precisa de construir 5,8 milhões de novas casas até 2030 para resolver a crise da habitação.