Habitação no Canadá: Crise não pode ser resolvida sem imigrantes, diz Miller

FOTO: MARC MILLER TWITTER
FOTO: MARC MILLER TWITTER

A crise da habitação no Canadá “não pode de forma alguma” ser resolvida sem a ajuda de novos imigrantes. As palavras são do ministro federal da Imigração. Marc Miller sublinhou hoje que não vai reduzir as metas de imigração do Governo, apesar de os recém-chegados estarem a aumentar a procura de habitação.

A habitação está em crise no Canadá e o país precisa dos imigrantes.

“O Governo federal está a tornar a habitação mais acessível e a trazer os trabalhadores qualificados necessários para construir mais casas”, disse Miller, o ministro federal da Imigração, em Montreal, na sexta-feira, 11 de agosto.

“Sem esses trabalhadores qualificados vindos de fora do Canadá, não podemos de forma alguma construir as casas e satisfazer a procura que existe atualmente.”

Os jornalistas canadianos perguntaram a Miller se estava a considerar reduzir as metas de imigração do Canadá, que estão atualmente em máximos históricos, em resposta a um relatório recente do Banco do Canadá que afirma que os novos imigrantes estão a aumentar a procura de habitação.

O ministro disse que não estava a pensar nisso.

“As pessoas que vêm para este país são engenhosas. Quando trazem capital, são capazes de adquirir casas”, afirmou.

O Canadá tem como objetivo acolher 451 mil novos imigrantes em 2024. Em 2025, espera-se que o número aumente para 500 mil novos imigrantes.

Miller afirmou que cerca de 60% dos recém-chegados ao país são o tipo de trabalhadores qualificados necessários para construir mais habitação.

Os vistos de reagrupamento familiar representam cerca de 20% dos imigrantes. Os restantes, afirmou, são refugiados e requerentes de asilo.

“Temos um dever humanitário para com as pessoas que estão a fugir da guerra e da perseguição”, disse Miller.