Habitação no Canadá: Canadianos precisam de mais dinheiro para comprar casa

Foto: Alena Darmel/Pexels
Foto: Alena Darmel/Pexels

Os canadianos têm de ganhar mais dinheiro, para poderem comprar uma casa nas 10 principais cidades do Canadá. A conclusão é de um novo relatório, divulgado esta semana, pela plataforma Ratehub.

Ainda que o mercado imobiliário mostre sinais de estabilidade, os canadianos à procura de comprar uma casa continuam a enfrentar obstáculos.

De acordo com um novo relatório, o rendimento dos potenciais compradores precisa de aumentar, para fazer face às taxas de hipoteca e aos preços ainda elevados das casas.

A análise da Ratehub.ca mostra que o rendimento necessário para comprar uma casa de preço médio, em 10 das principais cidades do Canadá, aumentou de junho a julho deste ano.

Em Toronto, o preço médio de uma casa situa-se em 1,16 milhão. Para adquirirem uma casa a este preço, as famílias teriam de ganhar pelo menos 235.250 dólares por ano. Já em Vancouver, uma habitação custa, em média, 1,21 milhão. Neste caso, os consumidores teriam de ter um rendimento anual de 244.620 dólares.

Em Ottawa, onde os preços da habitação caíram, uma casa custa, em média, cerca de 650.200 dólares. Para poderem comprar uma propriedade na capital, os canadianos teriam de auferir 138.260 dólares anuais.

Os dados da Ratehub foram baseados numa hipoteca com entrada de 20% e amortização de 25 anos, com 4 mil dólares em impostos sobre a propriedade e 150 dólares em custos mensais de aquecimento.