Habitação: Alugueres de curta duração contribuem para a crise de acessibilidade

Foto: cottonbro studio/Pexels
Foto: cottonbro studio/Pexels

Os alugueres de curta duração, em plataformas como o Airbnb, estão a contribuir para a crise da habitação no Canadá. É o que consta de um novo relatório. A análise deixa pistas para combater o problema.

Um relatório da Desjardins sugere que os alugueres de curta duração contribuíram para a crise de acessibilidade da habitação no Canadá e em todo o mundo.

De acordo com a análise, o aumento dos alugueres de curta duração teve um efeito significativo na acessibilidade e disponibilidade de casas, reduzindo o número de unidades disponíveis para arrendamento de longa duração e mercados de revenda.

O Canadá tem mais de 235.800 anúncios de aluguer de curta duração ativos na Airbnb e na Vrbo, as duas maiores plataformas de alojamento, o que corresponde a cerca de 1,4% do património imobiliário do país.

Segundo a Desjardins, os investidores imobiliários ganham frequentemente mais dinheiro com os alugueres de curta duração do que com os de longa duração.

Os municípios do Canadá e do estrangeiro têm vindo a implementar uma série de políticas para combater as rendas de curta duração, na esperança de aumentar a oferta de habitação, uma vez que a acessibilidade continua a diminuir.

O relatório sugere que os governos restrinjam parcialmente os alugueres comerciais de curta duração, apliquem rigorosamente as sanções em caso de incumprimento e responsabilizem as plataformas de aluguer de curta duração.