HÁ MÉDICOS INTERNOS A CHUMBAR POR NÃO CONSEGUIREM FAZER CIRURGIAS SUFICIENTES – ORDEM

LusaLisboa, 25 mai (Lusa) — Há médicos internos em Portugal que chumbam na especialidade por não conseguirem realizar o número mínimo de cirurgias exigidas na formação, alerta a Ordem dos Médicos, avisando que em muitas especialidades foi ultrapassada “a linha vermelha que defende a qualidade”.

A Ordem dos Médicos decidiu reunir-se, pela primeira vez, com todos os diretores do internato médico do país. O Conselho Regional do Sul da Ordem esteve hoje com todos os diretores de internato da região sul para debater aspetos da formação médica a nível hospitalar, da medicina geral e familiar e de saúde pública.

“Chegámos à conclusão, quer a Ordem quer os diretores do internato médico, de que em muitas especialidades já cruzámos a linha vermelha que defende a qualidade. Significa que estamos muitas vezes, em determinados centros, a aceitar formação onde ela não é prestada na melhor qualidade. Queríamos perceber se os vários hospitais têm essa perceção. Verificámos que atingimos o limite de capacidades formativas já há algum tempo e que estamos nalgumas áreas a ultrapassá-las”, afirmou à agência Lusa o presidente do Conselho Regional Sul da Ordem, Alexandre Valentim Lourenço.